domingo, 10 de outubro de 2021

 


ENGLISH IN DROPS
(Copyright Michael Strumpf & Auriel Douglas)

GRAMMAR AND THE COMMON COLD

"My dad asked me to walk the dog because he had a bad cough"


A GRAMÁTICA E O RESFRIADO COMUM

 

Pergunta: “Um professor encontrou esta sentença numa revista estudantil e nos enviou para análise. “Meu pai me pediu para levar o cachorro para passear porque ele estava com tosse”.

 

Resposta: Será que o autor desta sentença encontrou alguma cura milagrosa para a tosse canina? Será que uma simples caminhada vai livrar o cachorrinho do mal que o aflige? Eu acho que não. O que nós temos aqui é um problema de antecedente vago. “Porque ele estava com tosse” é uma oração adverbial que modifica o verbo “pediu”. O problema está no sujeito da oração, “ele”. Qual é o seu antecedente? É “meu pai” ou “o cachorro”? Eu presumo que a resposta deve ser “meu pai” porque cachorros com tosse não gostam de sair para passear (assim como pais com tosse também não gostam), mas a referência é obscura. 

A sentença deveria ser escrita desta forma: “Meu pai estava com tosse, então ele me pediu para levar o cachorro para passear”.

 (Because my dad had a bad cold, he asked me to walk the dog)

Nenhum comentário: