quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 


     PÁGINAS ESCOLHIDAS

O FANTASMA DA FM (1992)
(Augusto Pellegrini)

 CLICHÊS – A SAPATARIA

“Pois não?”
Vendedor-atendente de loja de calçados é a figura mais rápida e prestativa da face da terra, algo assim como um anjo da guarda do consumidor, um simpático atendente de ordens, um valete de copas.

A coisinha enxuta, saia com os joelhos à mostra, calçando sandália de tiras e usando uma blusinha arejada, se senta diante do espelho naquela posição geográfica na qual se sentam todas as coisinhas enxutas que vão comprar calçados – talvez por isso os vendedores não reclamam dos baixos salários nem da aporrinhação do chefe.

Vem a sandália vermelha – “não é bem esse tipo que eu queria” – e vem a cor havana – não gostei da cor, não combina com a minha pele” (qualquer cor, senhorita, combina com a sua pele) – e o vendedor alisa o pé da enxutinha (que dedos, meu Deus!), devolve a sandália para a Caixa e vai buscar outra analisando o tornozelo (que perfume, meu Deus!), vislumbra os seus joelhos e por aí vai.

E dá-lhe sandália – sandália de tira, sandália sem tira, sandália de todas as cores e feitios, enquanto as caixas vão se amontoando. A Cinderela enfim não encontra o sapatinho de cristal, se desculpa e vai embora, deixando no atendente um olhar de saudade.

Então vem a matrona que estava aguardando a vez, com o olhar austero e penetrante caindo de chofre no apatetado rapaz, interrompendo seus devaneios.
“Quer me atender, agora?”
“Pois não, madame, o que a senhora deseja?, com a disposição de quem vai para a guerra.
“Quero uma sandália que combine comigo!”

Então vem a vermelha – “não gostei” – vem a azul-escuro – “horrível, essa fivela!” – vem a prateada – “detestei esse modelo! – e vem a de tira preta…
O vendedor angustiado calça e descalça sandálias (que coisa, meu Deus, esse pé cheio de calos!), abre caixa e fecha caixa (que cheiro, meu Deus, liguem o ventilador!), olha para a cliente enquanto ajeita a tira para desviar do joanete (que cara, meu Deus, parece um buldogue remelento!), e vai por aí afora.

Vendedor-atendente de loja de calçados é também a figura mais infeliz da face da terra, algo assim como um segurador de alça de caixão, um lacaio de ordens, um dois de paus.  
           

(Aventuras e desventuras de um atendente de loja de calçados) 

Nenhum comentário: