segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

 


     PÁGINAS ESCOLHIDAS

O FANTASMA DA FM (1992)
(Augusto Pellegrini)

 NASCIMENTO

Já quase percebo uma luz no fim do túnel, mas pressinto a morte próxima.
Uma terrível tensão se apodera de mim. Quero agarrar-me às paredes mornas e lisas que me cercam, mas elas se movem e me repelem, e me empurram e me expulsam da então tranquilidade, prontas para me jogar rumo ao desconhecido.

Esta ruptura parece ser inevitável, embora seja uma tragédia, um quase crime. Já começo a ouvir sons e rumores estranhos e uma expectativa cercada de agonia me abraça.
No princípio era o tédio, a imobilidade, a constante escuridão, e eu procurando saber quem era, o que fazia ali e o que se esperava de mim, feio, encolhido e surdo.

No princípio era o tédio, agora o sufoco.
Me assusta a ideia do inevitável, de passar para outra esfera, ser rotulado e numerado e começar uma competição nem sempre justa. Já devo ter vivido essa outra vida alguma vez, pois algo dentro de mim me faz arrepiar e prever os momentos terríveis que me esperam, o ódio e a angústia, o medo e a solidão, o opróbio e e infelicitação, o caos.

Tento lutar até o fim contra esta agressão, esta prepotência, quero continur vivendo assim como sou, mesmo sendo um verme, um parasita, um inútil – melhor ser inútil agora do que massa de manobra depois.   
Mas percebo cada vez mais clara a luz no fim do tunel, estou me aproximando da minha próxima morada.

Sinto um mal-estar irreprimível, zonzo, quase cego, e a luz vem cada vez mais forte enquanto um grito rouco escapa do meu peito, num protesto alucinado.
De repente, já estou fora do meu túnel.

Cores e formas confusas se me apresentam e um frio inesperado, esperado, serve de advertência de como terei que enfrentar este meu novo destino.
Estou enfim na minha outra vida.

Nasci? (como todos pensam) ou morri? (como me sinto?).  


 

Nenhum comentário: