quinta-feira, 17 de abril de 2014


 
 

COPA 2014 – A COLÔMBIA DESPONTA NO GRUPO C

 

O Grupo C da Copa do Mundo terá como participantes a Colômbia, o Grécia, a Costa do Marfim e o Japão.
Visto sob a ótica do retrospecto, este grupo pode ser considerado o mais fraco de todos, pois reúne seleções que nunca chegaram a assustar. Teoricamente existe um certo equilíbrio porque apesar de a Colômbia ser a cabeça de chave, o Japão, último a ser escolhido no sorteio, possui mais tradição tanto na quantidade de Copas disputadas como nos resultados obtidos.  
Mas a imprensa especializada e os comentaristas de diversos países colocam a Colômbia entre as seleções que podem surpreender, pois ela está atualmente em quarto lugar no ranking da Fifa, atrás apenas da Espanha, Alemanha e Portugal, e à frente do Uruguai, Argentina e Brasil.   A equipe possui alguns jogadores de renome que atuam no futebol europeu e disputou com muito brilho as Eliminatórias Sul-Americanas, terminando em segundo lugar a apenas dois pontos da Argentina.
Historicamente, porém, a Colômbia nunca chegou a cumprir um bom papel em Copas do Mundo. Sua melhor participação foi em 1990, quando chegou até as oitavas de final, terminando na 14ª posição. Em 1962, 1994 e 1998 apenas cumpriu tabela, sendo eliminada logo na primeira fase.
No Brasil, a equipe tem condições de seguir em frente, pois jogará contra a Grécia sob o calor de Belo Horizonte à uma da tarde, enfrentando depois a Costa do Marfim em Brasília e o Japão em Cuiabá.
A Colômbia vem credenciada por ter na sua escalação os jogadores Cristian Zapata (Milan), Héctor Quiñones (FC Porto), Juan Camilo Zuñiga (Napoli), Fredy Guarin (Internazionale), Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina), e espera poder contar com Falcao Garcia (Monaco), que se recupera de contusão. Na lista, dois conhecidos dos brasileiros – Edwin Valencia (Fluminense) e Dorlan Pabón (São Paulo).
Sua maior conquista foi a Copa América de 2001, disputada na própria Colômbia.
O Japão é a seleção mais laureada da Ásia. Tetracampeão asiático – 1992, 2000, 2004 e 2011 – conseguiu seu melhor lugar em Copas do Mundo em 2010, quando alcançou as oitavas de final e chegou em 9ª lugar na classificação geral. Foi também 9º em 2002. Em 1998 e 2006, porém, não passou da primeira fase.
O Japão não possui grandes destaques individuais, mas trabalha um futebol bastante disciplinado e com grande noção de conjunto. O meia Keisuke Honda (Milan) e o atacante Shinji Kagawa (Manchester United) poderão fazer a diferença, ao lado de Atsuto Uchida (Shalke 04), Gotoku Sakai (Stuttgart) e Takashi Inui (Eintracht Frankfurt).
A Grécia, campeã da Eurocopa em 2004, disputou apenas duas Copas do Mundo – 1994 e 2010 – chegando em 23º e 25º lugar, respetivamente. É verdade que se classificou com sobras para esta Copa, fazendo 25 pontos ao lado da Bósnia, deixando o terceiro colocado a 12 pontos de diferença, mas seu futebol não anima nem os mais otimistas. 
Seus principais jogadores são o zagueiro Sotirios Kyrgiakos (Sunderland), e os atacantes Theofanis Gekas (Konyaspor – Turquia) e Giorgios Samaras (Celtic).
A Costa do Marfim surge como uma incógnita, o que costuma ser uma marca registrada das seleções africanas. Sua presença na Copa do Mundo se limita a duas passagens opacas – 2006 e 2010 – onde foi eliminada na primeira fase e ficou respectivamente em 17º e 19º lugar.
Os marfinenses estão com dois sérios problemas. O volante Yaya Touré (Manchester City) sofreu uma contusão grave no último domingo num jogo pelo campeonato inglês e está praticamente fora da Copa, e o veterano atacante Didier Drogba (Galatassaray-Turquia) chegará no Brasil se recuperando de uma lesão. Sobra para Kolo Touré (zagueiro do Liverpool), Didier Zokora (volante do Trabzonspor-Turquia) e para o atacante Gervais Yao Kouassi, mais conhecido como Gervinho (Roma).

                                                                                   Augusto Pellegrini

Nenhum comentário: