quinta-feira, 17 de abril de 2014






COPA 2014 – A ESPANHA VAI DEFENDER O TÍTULO

 

As seleções da Espanha, Holanda, Chile e Austrália, pela ordem do sorteio, fazem parte do Grupo B da Copa. Com jogos em São Paulo, Salvador, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.
A Espanha, atual campeã do mundo, surge como a favorita natural a ficar com uma das vagas e seguir adiante. Os espanhóis também são com certeza um dos favoritos ao título.
Sua campanha atual é irretocável: foi campeã da Eurocopa, primeira colocada no seu grupo nas Eliminatórias e vice-campeã da Copa das Confederações após manter uma invencibilidade de 29 jogos.
Desde 2012, num total de 20 jogos disputados (entre eles um único amistoso, no qual venceu a Itália) a Espanha colecionou 14 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, os 3x0 para o Brasil na final da Copa das Confederações.
O elenco espanhol é um dos melhores da atualidade, com diversos jogadores atuando no Barcelona, no Real Madrid, no Chelsea, no Arsenal, no Bayern e em outros grandes da Europa. Fica difícil destacar alguns, entre tantos craques, mas vale mencionar o goleiro Iker Casillas e o volante Xabi Alonso (Real Madrid), os atacantes David Silva e Jesús Navas (Manchester City), o artilheiro brasileiro naturalizado Diego Costa (Atletico de Madrid), Cesc Fabregas (Barcelona) e os maestros Xavi Hernández e Andrés Iniesta, também do Barcelona, que são o termômetro da equipe. Com eles inspirados, a Fúria poderá ir longe na Copa.
Na história das Copas, no entanto, a Espanha não tem uma participação das mais brilhantes, chegando apenas a um quarto lugar em 1950 e ao título de 2010, isso em 13 torneios disputados.
Na teoria, a Holanda surge como a segunda força.
Vice-campeã mundial em 2010, perdendo o título para a própria Espanha, a seleção teve uma série de tropeços na Eurocopa, sendo desclassificada prematuramente, mas se recuperou em 2013 nas Eliminatórias alcançando 9 vitórias, entre elas um 8x1 contra a Hungria, e apenas um empate. No único amistoso disputado este ano perdeu para a França por 2x0, mas mesmo assim continua se mostrando uma seleção a ser respeitada.
Favorita em 1974, perdeu a final para a Alemanha, e em 1978, já desgastada, perdeu o título para  Argentina. Em 2010 foi outra vez vice, desta vez para a Espanha.
Os principais nomes da Laranja Mecânica são os internacionais Robin Van Persie (Manchester United), Arjen Robben (Bayern), Rafael Van der Vaart (Hamburgo) e Nigel Jong (Milan), além do veterano Wesley Sneijder (Galatassaray). Mas estará desfalcada de Kevin Strootman (Roma), contundido.
Ninguém se surpreenda, porém, se o Chile ficar com uma vaga. Os andinos terão a seu favor o fato de enfrentar a Holanda às 13h00 em São Paulo no terceiro e último jogo da primeira fase, podendo se aproveitar do cansaço do adversário.
Entre os convocados, quatro jogadores atuam no Brasil – Jorge Valdivia (Palmeiras), Charles Aránguiz (Inter), Marco González (Flamengo) e Eugenio Mena (Santos), além de Eduardo Vargas, que já jogou pelo Grêmio. Mas os nomes de destaque são Mairicio Isla e Arturo Vidal (Juventus) e Alexis Sánchez (Barcelona).
A Austrália aparece como mero figurante e se confessa feliz por jogar sem pressão por vitórias. Franco atirador, festejará qualquer resultado que não seja uma tragédia. Tem a maioria dos seus jogadores espalhados pelo mundo, mas não defendem nenhuma equipe de ponta.
Destaque para Josh Kennedy (Nagoya Grampus – Japão), Mark Bresciano (Al Gharafa – Qatar) e o veterano Tim Cahill (New York Red Bulls – EUA).

              

Nenhum comentário: