quinta-feira, 3 de abril de 2014


 
 

COPA 2014 – O GRUPO DO BRASIL

 

Cabeça de chave do Grupo 1, na qualidade de país anfitrião, o Brasil vai se apresentar diante da sua torcida com a responsabilidade de iniciar uma caminhada que termine com o troféu do hexacampeonato.
A caminhada terá a duração de exatas sete partidas, e as três primeiras serão fundamentais para que a equipe ganhe confiança, entrosamento e o apoio da torcida.
Graças à confecção da tabela, o Brasil irá se apresentar em três cidades diferentes, com a expectativa de ter um público diferenciado em cada lugar.
A estreia será em São Paulo, na Arena Corinthians, contra a Croácia; cinco dias depois estará no Castelão, em Fortaleza, para enfrentar o México, finalizando a fase inicial seis dias mais tarde contra Camarões no Estádio Nacional de Brasília.
A Croácia não é um participante habitual de Copas do Mundo porque fez parte da Iugoslávia desde 1929 (a primeira Copa aconteceu em 1930) e se transformou em um país independente apenas em 1992.
Ainda com a seleção em formação, a Croácia não se classificou para a Copa de 1994, mas a partir daí ficou de fora apenas em 2010. Disputou três Copas e conseguiu um ótimo terceiro lugar em 1998, entrando para a história ao derrotar a poderosa Holanda.
Para chegar à Copa, a Croácia terminou as eliminatórias em segundo lugar, atrás da Bélgica e à frente da Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia.
Seus principais jogadores são Luka Modric (Real Madrid), Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Mario Mandzukic (Bayern Munchen) e Mateo Kovacic (Internazionale).
O objetivo da Croácia é se classificar para a segunda fase, e se possível repetir a proeza de 1998. Um simples empate contra o Brasil seria causa de uma grande festa nacional.
Mas apesar da vontade croata, o adversário mais encardido do Brasil nesta fase inicial promete ser o México, nosso habitual rival. Nos últimos dez anos, os dois países se enfrentaram sete vezes, com quatro vitórias brasileiras e três mexicanas.
Se no cômputo geral o Brasil leva uma grande vantagem, com 23 vitórias contra 10 de México e 6 empates, o confronto ficou mais equilibrado neste século 21, com o crescimento da qualidade do futebol asteca.
O México disputou quinze Copas do Mundo, desde a primeira realizada em 1930, e sua melhor classificação foi ter alcançado as quartas de final em 1970 e 1996, exatamente nas ocasiões em que sediou o evento.
O time não é provido de grandes craques, e tem como qualidade o conjunto. Seus principais jogadores atuam na Europa – os zagueiros Diego Reyes (Porto) e Héctor Moreno (Espanyol), o meia Javier Aquino (Villareal) e os atacantes Giovani dos Santos (Villareal) e Javier “Chicharito” Hernández (Manchester United).
O México vai lutar para eliminar Croácia e Camarões para seguir em frente e tentar ir além das quartas de final.
Camarões não está no melhor momento da sua história, e caso se classifique será a zebra do grupo.
Estreando em 1982, os Leões Indomáveis disputaram seis Copas do Mundo, e sua melhor colocação foi em 1990, quando chegou às quartas de final sob o comando do veterano Roger Milla.  
No momento a equipe atravessa uma fase instável, e vem de uma derrota por goleada contra Portugal por 5x1, num dos raros jogos disputados ultimamente contra seleções não africanas.
A estrela do time é Samuel Eto’o, que atua pelo Chelsea. Outros jogadores conhecidos são o goleiro Idriss Carlos Kameni (Malaga) e Benoît Assou-Ekotto (Tottenham Spurs). 

                                                                                           

Nenhum comentário: