domingo, 12 de novembro de 2017






Conto premiado em primeiro lugar no XXI Concurso Literário Cidade de São Luís em 1995.

SOLILÓQUIO

(Parte Dois)


De nada me serve agora o dinheiro que eu devia, o que eu não devia e o que me deviam, o que eu não pude gastar, perdi ou deixei de ganhar. Estivesse eu em Cafarnaum ou no Vale de Caxemira seria a mesma coisa, assim como em Londres ou Honolulu, e este som abafado do ataúde que toca con forza o fundo da cova tanto me lembra a Sinfonia Novo Mundo como a Noite no Monte Calvo.
Observo o padre aspergindo água benta mecanicamente como se benzesse uma exposição de máquinas agrícolas e vejo mãos atirando punhados de terra no ritual do derradeiro adeus como manda a tradição e recomenda a etiqueta. Alguns mais ousados atiram flores, obviamente arrancada daquela enorme coroa funerária, já que o preço das flores está – desculpem o brando trocadilho – pela hora da morte.
O senhor baixinho e calvo, portando óculos de grau com aro fino de metal que eu não conheço nem faço a mínima ideia de quem possa ser, um oficial de justiça, talvez, um cobrador, quem sabe, plantado como um pé de couve numa alameda baixa intra lapides, arrisca um olhar para cima como se estivesse olhando o céu ou simplesmente fitasse as nuvens brancas se deslocando vagarosamente pelo pálido azul da manhã, mas o que ele faz na realidade é esticar o rabo do olho para as pernas alvas e o céu de tecido azul da meninota que subiu no mausoléu ao lado e se debruça sobre a cruz para ver melhor, sem sequer desconfiar que quem vê melhor é ele.
O pedinte que faz o seu ponto regular na praça do cemitério coleia entre os participantes do festim que marca o encerramento do meu curriculum vitae na esperança de comover algum desavisado e dele arrancar mesmo que alguns poucos trocados, rejubilando-se no seu íntimo pela vantagem que leva sobre mim, ele vivo, embora um zero à esquerda, e eu irremediavelmente morto.
O cavalheiro de ares distintos, de óculos escuros como pede a ocasião, tendo a seu lado uma exuberante garota que é sua filha, embora ninguém acredite, pensa na conversa que terá daqui a pouco com o gerente do banco para renovar aquele papagaio incômodo que está lhe tirando o sono e não percebe os olhares cúpidos dos circunstantes em direção à sua sensual primogênita.
A reza puxada em voz alta atrapalha a concentração do baixinho de óculos de grau, que se sente em pecado por estar olhando para onde não devia neste momento solene, pigarreia e dá dois passos para a frente não sem antes espiar furtivamente por sobre o ombro num disfarce canhestro para ver o rosto da pequena cunhã – e não é que a danada é bonitinha? – ela estendendo ainda mais o seu tenro pescoço para tentar ver pelo menos uma nesga do caixão que acabara de sumir no fosso, abrindo seus espaços para outros interessados em anatomia descritiva.
Eu já estou impaciente e espero que todos esses intrusos comecem a se retirar dos meus domínios para que enfim eu possa gozar da paz e da tranquilidade a que tenho direito, eu e meus companheiros de fortuna, com quem estou ávido para iniciar imediatamente o congraçamento definitivo que irá emoldurar nossos futuros e intermináveis momentos de solidão e bem estar.
Já me preocupa a movimentação que será feira por ocasião do sétimo dia, quando provavelmente virão aqui de novo chorar os mais chegados, e de novo no primeiro mês, e no Dia de Finados, mas a partir daí as coisas irão se distanciando, a sétima semana, o sétimo mês, o sétimo ano, a sétima década e assim ad aeternum per omnia saecula, per omnia tempora.
Lá vão eles enfim se retirando, palrando alegres como se estivessem saindo de um convescote – “apareça lá em casa”! – “Até a próxima”! (até a próxima?! – sem dúvida o máximo da insensatez dado o momento de pesar, ainda que pretenso, e eu aqui no meu trono veja a paisagem se aquietar e se tingir de cor-de-cinza e de cor de terra, um ou outro mausoléu negro se elevando nas alturas como um edifício importante.

O último intruso atravessa o portão em direção à praça, em direção ao mundo, e eu me recolho dentro do desconhecido.   

Nenhum comentário: