quinta-feira, 26 de abril de 2018





COMO NASCEM AS CANÇÕES

(Parte 8)

(Artigo escrito para a página da Academia Poética Brasileira – https//www.facebook/com/academiapoetica/.)

Esta continuação conta a parte do encontro de João e Maria. João estava no bar se divertindo com os amigos quando vê Maria chegando e não consegue conter seu entusiasmo (cantado):

“Lá Vem Maria”

Linda, lá vem Maria
Rica, lá vem Maria
Seus cabelos negros balançam
Combinando com a pele morena
O sol vai espiar no decote
Demora, e a sombra faz véu
Olha, lá vem Maria

Sua bênção, deus do amor que nos guia
Sol, poesia, calçada, Maria
Seu mundo valia o que vale hoje em dia?
Olha, lá vem Maria

Olha, lá vem Maria
Linda, lá vem Maria
Com seu passo livre e descuidado
Caminhando pro bar onde João
Esquece no copo suado
Problemas sem solução
Olha, lá vem Maria

Sua bênção, deus do amor que nos guia
Sol, poesia, calçada, Maria
Sua bênção, deus do amor que nos guia
Sol, poesia, calçada, Maria...”

E na sequência vem a cena onde João se aproxima de Maria para conquistá-la, com a música “Cantador Popular”, também sobre uma melodia composta por Renato Winkler (cantado):

Paro a conversa no meio, nem peço licença
Mas vê que sucesso, mulher, um pedaço
Meu chope gelado até já esquentou
Esta é a maneira discreta de se enfeitiçar, não é?
Passa, provoca e não olha, não vai nem parar, vai não!
Eu me levanto e vou indo, mas sem confiar vou lá
Em que eu possa dizer coisas de conquistar
Estou querendo agradar, estou querendo agradar

Não há quem passe e não olhe e não faça trejeitos
Assim eu não posso, isso não é direito
Pode ser bonita, mas não tanto assim
Esta é a maneira discreta de se enfeitiçar, não é?
Sigo a seu lado, agradando, sem acreditar, sem não!
Todos os amigos e gente que estavam no bar, no ar
Falam coisas de mim, cantador popular
Estou querendo agradar, estou querendo agradar

E então, a declaração (cantado):

“Moça”

Moça, eu gosto de você
Você não vê ou não quer ver?
Todos vão fazer pergunta
Pra saber qual a razão
A razão é muito simples
São coisas do coração
Você não vê
Que eu sofro assim
Tem dó se mim
Que vivo só, tem dó
Moça, eu gosto de você
Você não vê ou não quer ver?

Na sequência seguem duas canções que retratam o romance entre João e Maria, ambas com a música feita em parceria com Renato Winkler. A primeira delas propõe uma promessa de dias felizes (cantado):

“Samba Da Possibilidade”

Bem que você poderia ser o meu amor
Para tanto bastaria querer e sorrir
Olhar para mim, ser tudo, ser mais
Ser Maria, enfim, viver de beijos no meu jardim
Quanta beleza há neste desejo

Bem que você poderia me dizer que sim
Para tanto bastaria experimentar
Há tanto pra dar, e tanto que ser
É só deixar acontecer...

Bem que você poderia ser o meu amor
(Que é tudo bom, quem dirá?)
Vim lhe dizer o que é belo e o que é bom
(Que é tudo bom, quem dirá?)”

e depois, um momento de aconchego e ternura (cantado):

“Somos Sós”

Agora nós dois somos sós
O dia partiu sem adeus
A praia deitou com o mar
E um beijo marcou nossa paz
Beijo leve assim, como a flor
Como é doce, amor, como é bom
Abro a cortina e a lua então
Nos manda a sua pálida luz

E neste silêncio, e neste momento
Nesta imensidão
Neste nosso mundo, sequer pensamento
Existe esta hora
Pra ser mais que o amor que serena em nós

Agora nós dois somos sós
Um resto de mundo, mas nós
Distantes do mundo, mas nós
E um beijo marcou nossa paz
E fico em você, mudo então
Escutando o seu coração
Sentindo o seu perfume bom
O dia partiu sem adeus

SEGUE


Nenhum comentário: