terça-feira, 29 de dezembro de 2020

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA


DUKE ELLINGTON (1899-1974) 

Nome completo – Edward Kennedy Ellington
           Nascimento – Washington-D.C.-EUA
           Falecimento – Nova York-New York-EUA
           Instrumento – piano 

Comentário – Duke Ellington foi um pianista de jazz que transcendeu a arte de tocar piano. Mais do que um excelente pianista, Ellington foi um grande compositor, um arranjador inventivo, um maestro competente e um dedicado professor, e é considerado pelos críticos e pelos especialistas um dos maiores nomes não apenas do jazz, mas da música norte-americana de todos os tempos. Ele foi um dos primeiros músicos de jazz a utilizar elementos eruditos para inovar a arte musical do século vinte e provar que seria possível a fusão entre a música negra e a tradição orquestral europeia. Nesta fusão, por mais que tomasse emprestado tais elementos, Ellington nunca deixou de utilizar a música negra como seu principal ingrediente, e esta negritude explícita está presente em cada uma das suas obras. Músicas como “In A Sentimental Mood”, “Caravan”, “Mood Indigo”, “Sophisticated Lady” e “Take The A Train” (esta composta por Billy Strayhorn, seu principal colaborador por mais de trinta anos) transcendem ao tempo e ajudam a tornar o jazz imortal. Ellington deixou um legado magnífico, compondo músicas orquestrais com característica sinfônica, músicas para dança (do balé ao swing), músicas de big bands, músicas essencialmente jazzísticas, suítes, concertos, música sacra, o mais puro blues e até algumas incursões no free-jazz. Ele era uma pessoa equilibrada e carismática, o que levou alguns dos seus músicos a tocarem na sua orquestra por mais de quarenta anos. Conta-se que seu apelido ”Duke” foi dado por um vizinho quando ele tinha oito anos, devido ao seu modo educado e elegante de agir. O fato é que, desde criança, Ellington foi um paradigma em todas as suas ações, quer como cidadão, quer como profissional. Ele compôs sua primeira música (“Soda Fountain Rag”) em 1914, quando tinha quinze anos, e nunca mais parou de compor. De acordo com o trompetista Miles Davis, “todos os músicos deveriam um dia se reunir e agradecer a Duke de joelhos por tudo o que ele fez pela música norte-americana”. Duke Ellington manteve-se musicalmente ativo dos anos 1920 até os anos 1970.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Al Sears (sax-tenor), Barney Bigard (clarinete), Cat Anderson (trompete), Clark Terry (trompete), Cootie Williams (trompete), Fred Guy (guitarra), Harry Carney (sax-barítono), Jimmy Hamilton (clarinete), Johnny Hodges (sax-alto), Juan Tizol (trombone), Lawrence Brown (trombone), Otto Hardwicke (sax-tenor), Paul Gonsalves (sax-tenor), Quentin Jackson (trombone), Ray Nance (trompete e violino), Rex Stewart (trompete), Russell Procope (clarinete), Sam Woodyard (bateria), Sonny Greer (bateria), Wendell Marshall (contrabaixo), Willie Cook (trompete).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1924 a 1967) 

Black And Tan Fantasy (JamesBubber’ Miley-Duke Ellington)

C Jam Blues (Duke Ellington)

Caravan (Duke Ellington-Juan Tizol-Irving Mills)

Clarinet Lament (Barney Bigard-Duke Ellington)

Cotton Tail (Duke Ellington)

Creole Love Call (Duke Ellington)

Crescendo And Diminuendo In Blues (Duke Ellington)

Crosstown (James Cavanaugh-John Redmond-Nat Simon-Jack Mason)

Do Nothin’ Till You Hear From Me (Concerto For Cootie) (DukeEllington-Bob Russell)

Don’t Get Around Much Anymore (Duke Ellington-Bob Russell)

Echoes Of Harlem (Duke Ellington)

Everything But You (Harry James-Duke Ellington-Don George)

I Got It Bad (Duke Ellington-Paul Francis Webster)

I Let A Song Go Out Of My Heart (DukeEllington-IrvingMills-John Redmond-Henry Nemo)

I’m Beginning To See The Light (D.Ellington-Harry James-Johnny Hodges-Don George)

In A Mellow Tone (Duke Ellington)

In A Sentimental Mood (Duke Ellington-Irving Mills-Manny Kurtz)

It Don’t Mean A Thing (If It Ain’t Got That Swing) (Duke Ellington-Irving Mills)

Jump For Joy (Duke Ellington-Paul Francis Webster-Sid Kuller)

Just A-Sittin’ And A-Rockin’ (Duke Ellington-Billy Strayhorn)

Just Squeeze Me (Duke Ellington-Lee Gaines)

Ko Ko (Duke Ellington)

Lazy Rhapsody (Duke Ellington-Mitchell Parish)

Mood Indigo (Duke Ellington-Irving Mills-Albany “Barney” Bigard-Claude Austin)

9:20 Special (Bill Engvick-Earle Warren)

One O’Clock Jump (Count Basie)

Perdido (JuanTizol-Erwin Drake-Hans Jan Lengsfelder)

Pitter Panther Patter (Duke Ellington)

Prelude To A Kiss (Duke Ellington-Irving Mills-Irving Gordon)

Ring Dem Bells (Duke Ellington-Irving Mills)

Rockin’ In Rhythm (Duke Ellington-Irving Mills-Harry Carn)

Satin Doll (Duke Ellington)

Skin Deep (Louis Bellson)

Solitude (Duke Ellington-Irving Mills-Eddie DeLange)

Sophisticated Lady (Duke Ellington-Irving Mills-Mitchell Parish)

Take The A Train (Billy Strayhorn)

The Brown Skin Gal In The Calico Gown (Duke Ellington-Francis Paul Webster)

The Jeep Is Jumpin’ (Duke Ellington-Johnny Hodges)

The Mooche (Duke Ellington)

The Tatooed Bride (Duke Ellington)

Warm Valley (Duke Ellington)

 

Nenhum comentário: