domingo, 27 de dezembro de 2020

 


AS CORES DO SWING
            (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA


DON REDMAN (1900-1964) 

Nome completo – Donald Mathew Redman

Nascimento – Piedmont-West Virginia-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – sax-alto e clarinete 

Comentário – Um dos primeiros grandes arranjadores da história do jazz, Don Redman é considerado pelos analistas como o músico que “inventou” o som do swing. Foi dele a ideia de utilizar um lineup desenhado com naipes de saxofones, trompetes e trombones, o que caracterizava o som do swing e o diferenciava fundamentalmente daquele obtido pelas orquestras que interpretavam a música orquestrada da época ou tocavam o jazz tradicional. Filho de um professor de música e de uma cantora, Don Redman desde pequeno já demonstrava que seria um músico de grandes recursos, começando a tocar trompete aos três anos e fazendo parte de uma banda aos seis. Aos doze anos ele tocava com perfeição todos os tipos de saxofone, o oboé e o piano. Estudou música e se aperfeiçoou em arranjo e composição na Universidade de Boston, onde se formou. Depois de tocar por um ano com a orquestra Billy Paige’s Broadway Syncopators, Redman se uniu a Fletcher Henderson, trabalhando como saxofonista e arranjador, e contribuiu de uma forma definitiva para o sucesso da orquestra de Henderson. Seus arranjos eram considerados bastante modernos para os anos 1920, extraindo uma sonoridade jazzística de vanguarda e possibilitando aos solistas o espaço que eles precisavam para executar grandes improvisos. Em 1927, Redman foi persuadido pelo misto de bandleader e empresário Jean Goldkette a deixar a orquestra de Henderson para dirigir a McKinney’s Cotton Pickers, e logo se tornou um forte concorrente de Henderson e de outros na escalada que o swing iria dar a partir de 1930. Na McKinney’s, Redman também mostrou seus dotes de cantor, transmitindo bastante humor e alegria. É interessante mencionar que apesar de ter de alguma forma revolucionado a música orquestral, Redman conduzia a orquestra à moda antiga, utilizando a baqueta e os trejeitos de maestro. Ele se manteve como bandleader até 1940, quando desfez a orquestra e preferiu concentrar seus esforços como arranjador independente, tendo produzido algumas pérolas para Jimmy Dorsey, Count Basie e Harry James. Don Redman se manteve musicalmente ativo durante os anos 1920 até os anos 1950.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Billy Taylor (piano), Bob Yzaguirre (sax-barítono e contrabaixo), Buster Bailey (clarinete e sax-alto), Don Byas (sax-tenor), Eddie Barefiled (clarinete, sax-alto, sax-barítono), Edward Inge (clarinete e sax-alto), Fred Robinson (trombone), Henry “Red” Allen (trompete), Horace Henderson (piano), Joe Garland (sax-tenor), Lonnie Johnson (guitarra), Manzie Johnson (bateria e vibrafone), Mario Bauzá (trompete), Pete Clark (clarinete, sax-alto, sax-tenor e sax-barítono), Quentin Jackson (trombone), Sidney DeParis (trompete), Talcott Reeves (banjo e guitarra), Tyree Green (trombone e vibrafone), Zutty Singleton (bateria).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1931 a 1946) 

Alexander’s Ragtime Band (Irving Berlin)

Chant Of The Weed (Don Redman)

Christopher Columbus (Chu Berry-Andy Razaf)

Doin’ The New Low Down (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Doin’ What I Please (Fats Waller-Andy Razaf)

Got The Jitters (Paul Francis Webster-John Jacob Loeb-Billy Rose)

Got The South In My Soul (Ned Washington-Victor Young)

How Can I Hi-De-Hi (When I Feel So Low To Do) (Don Redman)

How High The Moon (Nancy Hamilton-Morgan Lewis)

How Ya Feelin’? (Don Redman)

I Found A New Way To Go To Town (Shelton Brooks-Alain DuBois-Ben Ellison)

I Got Rhythm (George Gershwin-Ira Gershwin)

I Heard (Don Redman-Irving Mills)

I Wanna Be Loved (Johnny Green-Edward Heyman-Billy Rose)

I Won’t Tell (Don Redman)

If It’s True (Don Redman-Gus Bentley)

It’s A Great World After All (Don Redman)

It’s All Your Fault (Don Redman-Mitchell Parish)

Laura (Johnny Mercer-David Raksin)

Lazy Bones (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Johnny Mercer)

Limehouse Blues (Philip Braham-Douglas Furber)

Lonely Cabin (Don Redman)

Mommy I Don’t Want To Go To Bed (Don Redman)

My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)

Nagasaki (Harry Warren-Mort Dixon)

No One Loves Me Like The Dallas Man (Shelton Brooks-Alain DuBois-Ben Ellison)

Pagan Paradise (Ted Koehler)

Shakin’ The African (Harold Arlen-Ted Koehler)

Sophisticated Lady (Duke Ellington-Irving Mills-Mitchell Parish)

Stormy Weather (Harold Arlen-Ted Koehler)

Tea For Two (Vincent Youmans-Irving Caesar)

That Blue Eyed Baby From Memphis (Jack Palmer)

Try Gettin’ A Good Night Sleep (Don Redman)

Two Times Man (Moritz Seidermann-Sam Krieger)

Underneath The Harlem Moon (Mack Gordon-Harry Revel)

You Gave Me Everything But Love (Harold Arlen-Ted Koehler)

You Told Me But Half The Story (Don Redman-Moritz Seidermann)

 

 

Nenhum comentário: