domingo, 28 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


CLAUDE HOPKINS (1903-1984) 

Nome completo – Claude Driskett Hopkins

Nascimento – Alexandria-Virginia-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – piano

 

Comentário – Apesar de a história jamais tê-lo colocado no patamar de Earl “Fatha” Hines, James P.Johnson ou Willie “The Lion” Smith, Claude Hopkins era um pianista de raro talento no estilo stride. Hopkins passou boa parte da adolescência ouvindo os músicos da sua cidade e estudando piano, até que aos vinte e um anos resolveu sair de casa para trabalhar como músico, ingressando na orquestra de Wilbur Sweatman, com quem viajou pelas regiões mais próximas do seu estado. Sua ligação com a orquestra, no entanto, não durou muito. Em 1925, menos de um ano depois de começar com Wilbur, Claude teve a oportunidade de viajar para a Europa como diretor musical de uma revista teatral, e vislumbrou então seu futuro como gerente e condutor. Seu trabalho como diretor da revista musical “La Revue Negre”, quando regeu e tocou piano ao lado de grandes nomes do jazz como Sidney Bechet e Spencer Williams (uma das atrações da revista era a cantora e bailarina Josephine Baker, que posteriormente teve Paris – e boa parte do mundo – aos seus pés). Este trabalho rendeu a Hopkins uma oportunidade de, no seu retorno aos Estados Unidos, assumir em Nova York a direção da banda de Charlie Skeete, e assim dar início à sua carreira de bandleader. Hopkins alcançou grande sucesso em alguns dos clubes mais importantes da época, como o Savoy, o Roseland e o Cotton Club. Contando com os arranjos de Jimmy Mundy, a sua orquestra teve a presença de excelentes solistas, tais como o clarinetista Edmond Hall, o trompetista Ovie Alston e o trombonista Vic Dickenson. Em 1951, Hopkins abandonou a direção da orquestra para atuar como pianista nas bandas de Red Allen e de Wild Bill Davison e também em outros grupos de dixieland, participando de diversos festivais e se apresentando em clubes. Apesar de relativamente bem sucedido, Hopkins envelheceu desestimulado e frustrado por não ter conseguido alcançar o patamar dos grandes bandleaders como Duke Ellington, Count Basie, Jimmie Lunceford ou Chick Webb. Claude Hopkins se manteve musicalmente ativo desde os anos 1930 até os anos 1970.

 

Algumas gravações 

Ain’t Misbehavin’ (Fats Waller-Andy Razaf-Harry Brooks)

California, Here I Come (Al Jolson-Buddy DeSylva-Joseph Meyer)

Honeysuckle Rose (Fats Waller-Andy Razaf)

Hopkins Scream (Claude Hopkins)

I Cried For You (Abe Lyman-Gus Arnheim-Arthur Freed)

(I Would Do) Anything For You (Claude Hopkins-Bobby Williams-Alex Hill)

Just You, Just Me (Jesse Greer-Raymond Klages)

Mad Moments (Claude Hopkins)

Mitzi (Claude Hopkins)

My Kinda Love (Louis Alter-Jo Trent)

Mystic Moan (Claude Hopkins)

Offbeat Blues (Claude Hopkins)

On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Somebody Loves Me (George Gershwin-Buddy DeSylva-Ballard MacDonald)

Stormy Weather (Harold Arlen-Ted Koehler)

Swingin’ Down The Lane (Isham Jones-Gus Kahn)

Three Little Words (Bert Kalmar-Harry Ruby)

 

 

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