quarta-feira, 12 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


Les Hite (1903-1962)

 

Nome completo – Les Hite

Nascimento – Du Quoin-Illinois-EUA)

Falecimento – Santa Monica-Califórnia-EUA

Instrumento – sax-alto, piano, xilofone e vocal

 

Comentário – Les Hite foi um bandleader bastante apreciado em Los Angeles, mas estranhamente nunca se tornou famoso além da California, talvez por raramente ter saído da cidade para se apresentar em outros lugares. Não se tem notícia de que ele tenha feito grandes turnês, com exceção da excursão que fez para Nova York em 1937, ao lado do bluesman T-Bone Walker e de uma curta passagem por Portland e Chicago em 1938 e 1940. Durante as décadas de 1930 e 1940, Hite liderou algumas importantes orquestras de Los Angeles, mas seu trabalho foi muito pouco documentado (durante praticamente duas décadas atuando como bandleader, Hite gravou apenas quatorze músicas – entre 1940 e 1942 – além de algumas memoráveis sessões registradas ao vivo acompanhando Louis Armstrong, mas estas gravações não foram preservadas). Depois de estudar na Universidade de Illinois e de tocar saxofone em uma banda composta por membros da sua família, Hite trabalhou com Detroit Shannon e excursionou com a companhia de shows de Helen Dewey. O grupo de Dewey se desfez quando estava em Los Angeles, mas Hite resolveu permanecer na cidade, onde trabalhou com a Spikes Brothers’ Orchestra, com Mutt Carey, com Curtis Mosby e com a Paul Howard’s Quality Serenaders, entre outros. Em 1930, Les Hite assumiu a banda de Paul Howard, a qual denominou Sebastian’s Cotton Club Orchestra, começando aí a sua carreira de bandleader e de cantor de sketches. A sua orquestra, agora rebatizada como Les Hite Orchestra, tocou durante muitos anos em Los Angeles. Apesar de jamais ter alcançado o mesmo sucesso de outras big bands, a orquestra de Hite era bastante competente, e chegou a acompanhar, além de Louis Armstrong, também Fats Waller quando eles estiveram em turnês solo na cidade. Alguns músicos importantes participaram da orquestra de Hite, entre eles Lionel Hampton, Marshall Royal, Lawrence Brown, Britt Woodman e Joe Wilder. Em 1942 Hite fez gravações isoladas com T-Bone Walker e Dizzy Gillespie – respectivamente “T-Bone Blues” e a conhecidíssima “Jersey Bounce” – além de dois registros em filmes de curta metragem com as músicas “Pudgy Boy” e “That Ol’ Ghost Train”. Em 1945, Hite começou a perder o interesse pela música e passou a gerenciar uma casa de apostas. Ele continuou cuidando dos seus negócios, até que veio a falecer aos cinquenta e nove anos, dos quais pouco mais de vinte ele dedicou à música profissional.

 

Gravações registradas

 

Board Meeting (Avery Brooks-Benny Goodman-Lionel Hampton)

Chant Of Mustard Green (autor não catalogado)

I Remember You (Victor Schertzinger-Johnny Mercer)

It Must Have Been A Dream (T-Bone Walker)

Idaho (Jesse Stone)

Jersey Bounce (Buddy Feyne-Bobby Platter)

No-One Is To Blame (autor não catalogado)

One Dozen Roses (Jurgens Donovan-Lewis Washburn)

T-Bone Blues (Les Hite)

Pudgy Boy (autor não catalogado)

That Ol’ Ghost Train (autor não catalogado)

That’s The Lick (Les Hite)

The World Is Waiting For The Sunrise (Ernest Seitz-Gene Lockhart)

Waiting For You (Les Hite)

Young Stuff (autor não catalogado)

 

 

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