sábado, 15 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


LIONEL HAMPTON (1908-2002) 

Nome completo – Lionel Leo Hampton

Nascimento – Louisville-Kentucky-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – vibrafone, bateria, piano e vocal

 

Comentário – Lionel Hampton é um dos jazzistas mais alegres e espetaculares de que se tem conhecimento. Dono de uma vitalidade contagiante, ele passou toda a sua vida instigando e influenciando músicos de diversos estilos, apesar de ele próprio jamais ter abandonado o swing. Hampton começou tocando bateria na década de 1920 na Chigago Defender Newsboys’ Band, quando “descobriu” o xilofone. Mas foi como baterista que ele tocou na Paul Howard’s Quality Serenaders, onde gravou seu primeiro disco em 1929, transferindo-se mais tarde para a orquestra de Les Hite, já como xilofonista, onde conheceu Louis Armstrong. Atendendo a um pedido de Armstrong, ele trocou o xilofone pelo vibrafone, o que melhorou a sonoridade do instrumento e deu mais qualidade aos seus solos. Sua primeira gravação ao vibrafone foi em 1930, acompanhando o próprio Armstrong na música “Memories Of You”. A partir de então, Hampton gostou tanto do instrumento que resolveu adotá-lo, abandonando quase que completamente a bateria. Em 1936, Hampton foi convidado por Benny Goodman a ingressar no seu grupo para tocar ao lado de Gene Krupa e Teddy Wilson, formando um dos maiores pequenos conjuntos de jazz da história, no qual veio a alcançar grande notoriedade. Em 1940, Lionel Hampton montou a sua própria orquestra e se tornou bandleader, dando início a outra carreira de sucesso. Uma das características que faziam da sua orquestra uma banda ímpar era o exibicionismo e a alegria de Hampton, que costumava cantarolar a música em voz alta ao mesmo tempo em que improvisava no instrumento. A sua orquestra executava um swing vibrante e muito movimentado, e cresceu em todos os conceitos a partir de 1950. O som empolgante que Hampton conseguia extrair da sua orquestra influenciou músicos da importância de Charles Mingus e Quincy Jones.  Ele também trabalhou como ator em alguns filmes e compôs a trilha sonora para as películas “Memphis Belle” em 1990 e “Malcolm X” em 1992. Durante as décadas seguintes Hampton continuou com o seu trabalho, cada vez com maior entusiasmo, mantendo-se musicalmente ativo até 2000, quando se aposentou com mais de noventa anos, após mais de setenta de atividade, vindo a falecer dois anos depois.

 

Algumas gravações 

Air Mail Special (Charlie Christian-Benny Goodman-Jimmy Mundy)

Dinah (Sam M.Lewis-Joe Young-Harry Akst)

Don’t Be That Way (Benny Goodman-Edgar Sampson-Mitchell Parish)

Flying Home (Benny Goodman-Lionel Hampton-Sidney Robin)

Hamp’s Boogie Woogie (Milt Buckner-Lionel Hampton)

Hey! Ba-Ba-Re-Bop (Lionel Hampton-Curley Hamner)

How High The Moon (Nancy Hamilton-Morgan Lewis)

I Got Rhythm (George Gershwin)

Jivin’ The Vibes (Lionel Hampton)

Midnight Sun (Lionel Hampton-Sonny Burke-Johnny Mercer)

On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Ring Dem Bells (Irving Mills-Duke Ellington)

Stardust (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Mitchell Parish)

The Jumpin’ Jive (Cab Calloway-Frank Froeba-Jack Palmer)

There Will Never Be Another You (Mack Gordon-Harry Warren)

When Lights Are Low (Benny Carter-Clarence Williams)

 

 

Nenhum comentário: