quarta-feira, 28 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


SUN RA (1914-1993) 

Nome completo – Herman Poole Blount (mudado legalmente para Le Sony’r Ra em 1952)

Nascimento – Birmingham-Alabama-EUA

Falecimento – Birmingham-Alabama-EUA

Instrumento – piano, órgão, teclados e sintetizador

 

Comentário – Sun Ra foi um dos mais controvertidos músicos de jazz da história. Ele marcou a sua carreira artística como bandleader, compositor, pianista-tecladista, poeta e filósofo, e foi um dos músicos mais revolucionários dos anos 1960 e 1970, antes mesmo do surgimento do free-jazz. Como músico, ele foi conhecido por diversos outros nomes, como Sonny, Sonny Lee, Le Son Ra e finalmente Sun Ra, dedicado ao Rei Sol, um deus egípcio. Ele ainda usava o nome de batismo, Herman Poole Blount, quando dirigiu a sua primeira banda em 1934, chamada Sonny Blount Orchestra, influenciado por Fletcher Henderson, Duke Ellington e Fats Waller dentro dos padrões musicais da época. Dentro deste estilo, no entanto, ele nunca chegou realmente a impressionar o público ou os críticos, até que em 1946 foi convidado por Fletcher Henderson para trabalhar como arranjador e pianista para a sua orquestra. Foi então que o seu nome começou a repercutir. Mas foi apenas em 1953, motivado pelo som que era desenvolvido por alguns músicos de Chicago, que Sun Ra pôs em prática a sua criatividade musical e resolveu formar a sua própria orquestra, que ele chamou de Arkestra. A orquestra tocava um bop avançado e logo passou a experimentar estruturas provenientes de outras culturas étnicas e musicais, utilizando os teclados para produzir um som free antes mesmo que este estilo fosse oficialmente consagrado. Sun Ra começou a exercitar um trabalho mais avançado em 1961 ao se mudar para Nova York. A sonoridade da sua orquestra fazia lembrar os arranjos que ele havia feito para Fletcher Henderson, porém de uma forma mais ousada e atordoante, com uma parafernália de improvisações e vocalizações que criavam as mais excêntricas releituras para o velho swing. Místico, ele se dizia “uma criatura vinda de um outro planeta” e jurava ter sido teletransportado para Saturno em 1937. Sun Ra procurava emitir o seu som através de uma filosofia cósmica, com isso mudando sistematicamente o nome da orquestra para “The Solar Myth Arkestra”, depois para “The Blue Universe Arkestra”, depois ainda para “The Jet Set Omniverse Arkestra”, “The Astro Infinity Arkestra”, e outras permutações, conforme evoluía a sua filosofia. Seus instrumentos de sopro tanto podiam produzir melodias aceitáveis dentro do padrão vigente como emitir guinchos alucinantes. Durante a sua carreira, ele passeou por diversos e diferentes estilos de jazz, do ragtime ao swing e do bebop ao free-jazz, sendo um pioneiro da música eletrônica, da space music e da improvisação sem barreiras. Uma bandeira contra o racismo e contra as drogas, Sun Ra morreu devido a uma pneumonia aos setenta e nove anos, após sessenta de carreira.

 

Algumas gravações 

Cosmic Chaos (Sun Ra)

Enlightenment (Hobart Dotson-Sun Ra)

Distant Stars (Sun Ra-Ronnie Boykins)

Heliocentric (Sun Ra)

Honeysuckle Rose (Fats Waller-Andy Razaf)

King Porter Stomp (Jelly Roll Morton)

Outer Nothingness (Sun Ra)

Outer Space E.M. (Emergency) (Sun Ra)

Piano Interlude (Sun Ra)

Plutonian Nights (Sun Ra)

Shadow World (Sun Ra)

Spaceship Lullaby (Sun Ra)

Strange Strings (Sun Ra)

St. Louis Blues (W.C.Handy)

Take The A Train (Billy Strayhorn)

The Sun Myth (Sun Ra)

Urnack (Julian Priester)

Worlds Approaching (Sun Ra)   

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