sexta-feira, 30 de julho de 2021

 


TEXTO 3

PÁGINAS ESCOLHIDAS

COISAS (1988)

EXTRAVAGÂNCIAS DE VIAGEM

Ah, a inveja dos invejosos! Já fui perseguido, destratado, caçoado, tudo por puro despeito – aqui vai um repto aos meus inimigos, quero que me invejem agora, deitado na madeira como um fungo, sem guardas ou engraxates por perto, tendo como cenário a estátua do Imperador! Eu poderia, se quisesse, dormir na delegacia, e de lá sair para apanhar o trem matutino, com passe grátis, mas quem é que me garante que eles irão me soltar ao amanhecer, quem me garante que eles não irão me torturar à procura de uma verdade que eu não sei, quem me garante que eles não irão me responsabilizar pela agitação e pelos atentados, quem me garante que eles não vão me acusar de mijar na estátua do Imperador?

(Estudante em viagem sem dinheiro pra pagar o hotel-pensão, dormindo num banco de praça)

Nenhum comentário: