segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 

Boa noite, amigos do jazz. Termina, com esta postagem, a edição do livro “As Cores do Swing” nas páginas do Facebook e do blog “augustopellegrini.blogspot.com”, que foi iniciada no dia 20 de junho de 2020 e teve a publicação de exatas 194 postagens.  Foram 21 Capítulos mais um apêndice final mostrando 111 minibiografias de bandleaders que fizeram a história do swing, cada qual incluindo uma discografia que mostra as gravações mais significativas de cada um.  

O livro está no momento sendo publicado semanalmente no Facetubes (https://www.facetubes.com.br/noticia) administrado pelo amigo e jornalista Mhario Lincoln, que oferece uma prazerosa informação cultural para os leitores das mais diversas correntes.

A nossa missão de publicar o livro “As Cores do Swing” através destas mídias sociais está encerrada com sucesso, num misto de alegria (pela publicação) e tristeza (pelo fim da publicação). Agradeço as curtidas e os comentários e espero ter contribuído para o conhecimento e a curiosidade daqueles que se interessam pela matéria.

 

Augusto Pellegrini

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA 

 

XAVIER CUGAT (1900-1990) 

Nome completo – Francisco de Asis Javier Cugat Mingall de Bru y Deulofeo

Local de nascimento – Girona-Espanha

Local de falecimento – Barcelona-Espanha

Instrumento – violino

 

Comentário – Apesar de ser espanhol de nascimento, Xavier Cugat, como se tornou conhecido, cresceu e se tornou músico residindo em Havana-Cuba. Lá, tocou violino na orquestra do Teatro Nacional quando tinha doze anos. Mudou-se para os Estados Unidos aos quinze anos, ingressando em uma orquestra que tocava regularmente no Cocoanut Groove, em Los Angeles, e depois trabalhou como acompanhante de uma cantora de ópera. Em 1918 Cugat se juntou a uma orquestra de tango chamada The Gigolos, ao mesmo tempo em que exercia a função de cartunista – arte que desempenhava muito bem – para o jornal Los Angeles Times. Cugat continuava tocando no Cocoanut Groove quando em 1920 resolveu tentar o sucesso em Nova York, onde formou o seu primeiro grupo, ao qual denominou The Latin American Band, dando início a uma carreira de bandleader que iria durar mais de cinquenta anos, dentro da qual ficou internacionalmente conhecido e através da qual tornou populares alguns ritmos latinos tratados com um tempero jazzístico orquestral – o tango, o cha-cha-cha, o mambo, a conga e a rumba. Cugat foi responsável por diversos sucessos internacionais que faziam ferver os salões de dança e os teatros, como “El Manisero” (“The Peanut Vendor”) (1930), “Perfidia” (1940) e “Babalu” (1944). A orquestra de Cugat teve em suas fileiras alguns dos mais importantes músicos latinos, como Desi Arnaz, Miguelito Valdés, Tito Rodriguez e a cantora peruana Yma Sumac, além da loira americana bombshell Abbe Lane, sua terceira esposa. O sucesso de Cugat foi enorme e ele apareceu em uma dezena de filmes, entre os quais podem ser citados “Holiday In Mexico”, “On An Island With You” e “Weekend At The Waldorf”. Xavier Cugat se apresentou com sua orquestra por dezesseis anos seguidos no Waldorf Astoria Hotel, em Nova York. Em 1970, aos setenta anos de idade, ele se aposentou e voltou para o seu país natal, indo morar em Barcelona, onde viveu confortavelmente por mais vinte anos. Após a aposentadoria de Cugat, a sua orquestra foi dirigida pelo músico Tito Puente, e mais tarde pela bailarina, musicista e cantora Ada Cavallo.

 

Algumas gravações 

Adiós (Eddie Woods-Enric Madriguera)

Begin The Beguine (Cole Porter)

Besame Mucho (Consuelo Velásquez)

Bim-Bam-Bum (Noro Morales-Johnnie Camacho)

Cugat’s Nugats (Xavier Cugat-Rafael Angulo)

Brazil (Ary Barroso)

Green Eyes (Eddie Rivera-Nilo Menendez-Adolfo Utrera-Eddie Woods)

Isle Of Capri (Jimmy Kennedy-Will Grosz)

La Golondrina (Narciso Serradel)

La Violetera (José Padilla)

Malagueña (Ernesto Lecuona)

Mambo Nº 5 (Pérez Prado)

My Shawl (Xavier Cugat-Stanley Adams)

Night Must Fall (Xavier Cugat)

On An Island With You (Edward Heyman-Nacio Herb Brown)

Pa-Ran-Pan-Pan (Sergio de Karlo)

Para Vigo Me Voy (Ernesto Lecuona)

Siboney (Ernesto Lecuona)

Sway (Quien Será) (Luis Demetrio-Pablo Beltrán Ruiz)

The Breeze And I (Ernesto Lecuona-Al Stillman) 

The Peanut Vendor (El Manisero) (Moises Simons)   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: